quarta-feira, maio 13, 2015

Dinossauros terópodes de Portugal em selos


Três dinossauros terópodes jurássicos de Portugal (Torvosaurus gurneyi, Ceratosaurus Allosaurus europaeus) são agora representados numa emissão filatélica dos CTT, com ilustrações das etiquetas, do biólogo e ilustrador científico Fernando Correia.
Ceratosaurus em selo e postal máximo

Esta emissão, em etiquetas autocolantes, pretende destacar os achados fósseis portugueses do Jurássico, visto serem de uma enorme importância científica, revelando uma grande riqueza e uma grande diversidade de espécies, em comparação com a maioria dos países europeus. Todos os achados podem ser vistos no Museu da Lourinhã.
Torvosaurus gurneyi é o maior predador terrestre que viveu em Portugal e em toda a Europa.  Apesar do seu tamanho colossal, entre 4 a 5 toneladas, conhecem-se também os seus embriões, raríssimos achados que podem ser vistos no Museu da Lourinhã.
Ceratosaurus, por sua vez, existiu há cerca de 150 milhões de anos, no Jurássico Superior, em Portugal e nos Estados Unidos. Era um dinossauro que teria cerca de 5 a 7 metros, no entanto, no nosso país, não se conhece nenhum elemento do seu crânio. Ainda assim, sabe-se que a anatomia de vários elementos dos membros são muito semelhantes aos conhecidos na América do Norte.
Por último, um dos grandes predadores mais conhecidos em Portugal: o Allosaurus europaeus. Conhece-se o crânio, dentes, vértebras e muitos outros elementos do seu esqueleto. 
Torvosaurus gurneyi em selo e postal máximo
Esta emissão filatélica é então uma excelente forma de divulgação internacional da ciência e arte científica lusas, projetando com qualidade o nome dos CTT, bem como o da paleontologia e da ilustração paleontológica que se fazem em Portugal.


Allosaurus europaeus em selo e postal máximo


Texto alterado e baseado no Jornal Público (13.5.2015) e CTT

1 comentário:

Astu disse...

Bom trabalho! Parabéns!