sábado, agosto 02, 2014

Falsos fósseis: nódulos cerebróide de calcário


Por vezes a geologia faz formas que podem parecer fósseis, como já abordado no post "Concreções... os falsos ovos" deste blog Lusodinos.

Uma estrutura geológica que frequentemente é confundida com fósseis são os chérticos vulgarmente conhecidos por nódulos cerebróides, ou cerebelos. Apesar da superfície "convoluta" que faz lembrar um cérebro, o que lhe justifica o nome, estas rochas são estruturas geológicas calcárias, que não são fósseis nem têm origem biológica. Encontram-se no Jurássico Médio das Serras d'Aire e Candeeiros e Sicó, sendo mesmo usadas como indicador estratigráfico. Ocorrem após a erosão do calcário, ligeiramente mais brando, que circunda estes nódulos.


Chértico, Nódulo cerebróide (espécime FCT-UNL)

Ao contrário das concreções, estes chérticos têm uma estrutura interna por camadas cumulativas, vista em corte, e habitualmente não têm toda a superfície com este aspecto, pois têm um "pé" que os une a outra estrutura.

Este tipo de estruturas são frequentemente chamados de "pseusofósseis" ou falsos-fósseis, pois é frequente confundirem os observadores mais incautos


Mais informações:
http://mesozoico.wordpress.com/2011/05/30/nodulos-de-cherte-estratigrafia-e-genese-de-amostras-do-museu-municipal-de-porto-de-mos

Sem comentários: