terça-feira, maio 13, 2014

Zby atlanticus é a nova espécie de dinossauro saurópode de Portugal

Zby atlanticus é a nova espécie de dinossauro saurópode de Portugal


Zby atlanticus é o nome da nova espécie de dinossauro do Jurássico Superior com 150 milhões de anos descoberto na Lourinhã.
Zby atlanticus, ossos recolhidos
Este dinossauro que foi descoberto em 1996  pelo paleontólogo Octávio Mateus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e também colaborador do Museu da Lourinhã é agora reconhecido como um novo género e espécie para a Ciência.
Deste dinossauro saurópode foi escavada uma pata dianteira (braço), um dente e um osso da cauda, em 1996, 2000 e 2002, na localidade de Paimogo, a norte da Lourinhã, perto do local de onde também foram escavados ovos. Este é um saurópode de grandes dimensões e se estivesse completo estima-se que teria 18 a 19 metros de comprimento.  
Escavação de Zby atlanticus (Mateus et al., 2014)
O Zby é classificado como parte do grupo dos saurópodes turiassauros, inicialmente descobertos em Espanha ao contrário de outros dinossauros de Portugal que têm afinidades com espécies dos Estados Unidos. Os turiassauros, que foram originários na Ibéria que na altura era uma ilha, eram dinossauros herbívoro de pescoço longo, mas de dentes mais largos que a maioria dos outros saurópodes.
Na primeira identificação destes ossos pensou-se que se tratava de um género existente em Teruel, Espanha, um Turiasaurus, mas agora verifica-se que é uma espécie e um género distinto com base em diferenças anatómicas nos ossos dos membros recebendo, por isso, um novo nome: Zby atlanticus. O nome de género é em honra do paleontólogo Georges Zbyszewski (1909 - 1999) que trabalhou muitos anos em Portugal. Este cientista de origem russa, naturalizado francês, dedicou toda a sua carreira ao estudo da geologia de Portugal e marcou a paleontologia nacional. Foi o autor da importante obra “Os Dinossauros de Portugal”  publicada em 1957 em conjunto com Albert de Lapparent. O nome do dinossauro é o diminutivo pelo qual este cientista era muitas vezes tratado e tem a particularidade de ser um dos nomes mais curtos de dinossauros, com apenas três letras e nenhuma vogal: Zby. O epíteto específico, atlanticus, é devido à localidade de Paimogo que tem uma vista cénica para o Oceano Atlântico e porque foi a formação deste oceano que influenciou a existência de tantos dinossauros em Portugal.
Georges Zbyszewski (1909-1999). Imagem: LNEG

O estudo foi publicado na prestigiada revista científica Journal of Vertebrate Paleontology por Octávio Mateus com os paleontólogos ingleses Philip Mannion e Paul Upchurch, do Imperial College e do University College of London, respectivamente. Os ossos originais estão no Museu da Lourinhã e uma réplica encontra-se na fachada deste museu, o que o torna este espécime muito fotografado.

Recorde-se que em março passado, este paleontólogo anunciou uma outra nova espécie de dinossauro, mas carnívoro, o Torvosaurus gurneyi com Christophe Hendrickx, também da  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Zby atlanticus, réplica na fachada do Museu da Lourinhã


Referência:

Octávio Mateus, Philip D. Mannion & Paul Upchurch (2014) Zby atlanticus, a new turiasaurian sauropod (Dinosauria, Eusauropoda) from the Late Jurassic of Portugal. Journal of Vertebrate Paleontology 34(3): 618-634  DOI:10.1080/02724634.2013.822875

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02724634.2013.822875#.U2lVhPldXeI

Sem comentários: